A  arte   do  balé   une   o Globo

Onde estudar balé


A arte da dança clássica é apreciada em muitos países do mundo e em todos os continentes. A dança, em suas interpretações clássica, neoclássica e moderna, está presente no repertório dos mais famosos palcos de teatro de países da Europa, América do Norte e América do Sul. Inicialmente, Itália, França e Rússia deram uma contribuição inestimável para o desenvolvimento da arte do balé. As tradições que se desenvolveram ao longo do caminho são apoiadas e compreendidas por muitos adeptos desta profissão.

Hoje pode-se ver como em diferentes países não há apenas o processo de preservação do patrimônio clássico, mas também sua apropriação, ou seja, criação de tradições próprias no processo de ensino e execução da arte do balé.

Nesse sentido, a experiência do Brasil é interessante. Nos teatros do Rio de Janeiro e de São Paulo, o repertório clássico está presente há muitas décadas, mas o interesse principal de coreógrafos e intérpretes tem se concentrado na coreografia contemporânea. Isso deu a impressão de que o balé clássico era uma arte menor. Muitos anos dominando esta profissão mostraram que o treinamento de intérpretes de coreografia clássica e moderna sem uma escola de formação em balé clássico não permite que os dançarinos atinjam o nível mundial de performance.

Hoje no Brasil já existem “pontos de crescimento” para o desenvolvimento dos bailarinos, nos quais são formados profissionais do mais alto nível. Eles não apenas apresentam os melhores resultados em competições de coreografia clássica e contemporânea, mas também são procurados nas companhias dos principais teatros do mundo!

Esse nível de formação está presente tanto nas escolas particulares quanto nas públicas. A educação mantida pelo Estado, é claro, tem mais oportunidades no recrutamento de crianças e adolescentes. E, assim, prepara um maior número de alunos que estão prontos para ingressar no mercado mundial de bailarinos.

Um exemplo marcante de tal escola é a Escola Basileu França da Universidade de Goiás no Brasil. Esta escola oferece formação universal para bailarinos capazes de realizar coreografias clássicas, neoclássicas e modernas ao mais alto nível profissional. A escola possui um enorme repertório de balés clássicos e coreografias contemporânea, por isso é chamada de escola de teatro. Graduados de outras escolas conhecidas vêm a ele para aprimorar suas habilidades e se preparar para concursos de vagas em trupes de teatros famosos do mundo.

A escola-teatro emprega professores que ensinam com base na escola de balé clássico russo de acordo com o método Vaganova, os métodos da escola inglesa Royal Ballet, da escola cubana e professores e coreógrafos convidados com as mais diversas experiências mundiais.

Os fundamentos do sucesso da escola são que não há cópia cega dos métodos de ensino de uma ou outra escola mundial conhecida. Aqui os métodos e estilos mais eficazes de educação e desempenho são perfeitamente combinados. Os graduados da escola de teatro podem vir ver a companhia de qualquer teatro do mundo e facilmente fazer uma aula e executar a coreografia proposta por eles. A Escola de Teatro Basileu França preocupa-se não só com o presente, mas também com o futuro dos seus formandos!

Tres geracoes

                 

^